Praia de Boa Viagem, no Recife |
Sendo uma das primeira áreas brasileiras ocupadas pelos portugueses no período colocnial, logo torna-se um grande produtor de açúcar, o que só atraiu para suas terras novos colonos europeus, criando no Estado um dos mais ricos patrimônios arquitetônicos da América Colonial.
Sua riqueza acabou chamando a atenção de outras nações. No séc XVII, os holandeses se estabeleceram no estado, quando constroem a primeira sinagoga das Américas. Entre 1630 e 1654, Pernambuco é administrado pela Companhia das Índias Ocidentais, que tem como um dos seus representantes o príncipe João Mauricio Nassau, amante das artes, que tem na sua equipe inúmeros artistas, como é o caso de Frans Post e Albert Eckhrout, que foram pioneiros na documentação visual da paisagem brasileira e do cotidiano dos seus habitantes.
Frevo pernambucano |
O povo pernambucano preserva esse amor pelas artes, sendo um dos Estados de maior riqueza cultural do país. Mesmo durante o carnaval, no Recife Antigo, acontecem shows de MPB, apresentações de grupos de dança e a preocupação em preservar suas tradições, a exemplo do frevo e do carnaval de Olinda, um dos mais famosos do país.
E para que esse amor seja preservado, a Prefeitura desenvolve projetos para que a comunidade conheça a história do seu povo e tenham orgulho de serem pernambucanos. O “Conheça Melhor sua Cidade” oferece um passeio gratuito a 50 idosos, orientados por guias de turismo também da terceira idade, mostrando que o bairrismo não tem idade.
Já o “Trilhas do Recife” está aberto à toda a população e turistas e conta com o monitoramento de arquitetos e historiadores. Realizado em parceria com a Associação Centro Vivo, o projeto oferece um percurso a pé e tem uma média de público de 300 a 400 pessoas em cada caminhada, de todas as idades. É uma boa pedida para conhecer a cidade e também o povo da cidade.
E para os que gostam de uma boa lenda urbana, tem também o “Lendas do Recife”, inspirado nos livros “Assombrações do Recife Velho”, de Gilberto Freyre, e “O Recife Assombrado”, de Roberto Beltrão. Os interessados em participar devem se inscrever pelo Disque Turismo (081) 3232-8409, ou pelo email lendasdorecife@yahoo.com.br. As inscrições também são gratuitas.
Fernando de Noronha: um paraíso tropical |
Curtir as praias e o lindo litoral pernambucano também é necessário. Na capital, a mais famosa é a Praia da Boa Viagem. Pelo Estado, as opções são inúmeras. Porto de Galinhas (a 64km de Recife), é uma das mais conhecidas, assim como Gamboa e Carneiros. Mas a campeã no turismo internacional são as praias do arquipélago Fernando de Noronha, um paraíso tropical formado por 21 ilhas e ilhotas, ocupando uma área de 26 km², situado no Oceano Atlântico, a leste do Rio Grande do Norte.
Com sol praticamente o ano inteiro, conhecer Pernambuco é sempre uma boa opção. E sempre uma boa e inesquecível surpresa. Experimente!
Click e saiba mais!